Promaflex: Há 33 Anos Construindo Soluções que Transformam

  • Juliana Deotti Carvalho
  • Notícias
  • Nenhum comentário

Usar a ciência e a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, sem deixar de atualizar constantemente sua linha de produtos. Este conceito tem norteado a atuação de todos os colaboradores da Promaflex. Com linha de produtos diversificada e muita tecnologia embarcada, a empresa é especialista na fabricação de filmes de proteção de superfícies e laminação para impermeabilização de etiquetas adesivas, provendo soluções para diferentes divisões da indústria, como construção civil, siderurgia e área automobilística.

Fundada em 1988 por três engenheiros visionários, a companhia está localizada em Taboão da Serra, São Paulo, onde funciona um parque industrial com infraestrutura voltada à inovação, como laboratório exclusivo para engenheiros de produção, físicos e químicos. Nele são realizadas pesquisas e testes constantes. 

A empresa pioneira no segmento de filmes e adesivos plásticos já nasceu inovadora. Prova disso foi a revolução trazida ao mercado brasileiro. “Nosso princípio sempre foi criar tendências, e não seguir tendências. O Filme Azul é o melhor exemplo – utilizado para a conservação de tampos de fogões, geladeiras, entre outros eletrodomésticos. Até então não havia nada similar disponível e as empresas acabavam tendo muitos problemas durante o transporte e manuseio destas peças, sem contar que para a própria estampagem eram utilizados jornal e banha”, lembra Marcio Velletri, sócio-fundador da Promaflex. 

O esforço contínuo voltado à criação de soluções tecnológicas tem sido reconhecido pelo setor durante estes 33 anos em que a companhia se mostrou vanguardista desde o primeiro lançamento. Depois do Filme Azul o time da Promaflex não parou mais, foram centenas de soluções que tornaram o portfólio de criações cada vez mais robusto, entre elas vale destacar o Promapiso, primeira manta autoadesiva para proteção de pisos do mercado. 

Sucesso absoluto, o produto até hoje é o único que atende a grandes incorporações. Já serviu, por exemplo, para obras de estádios esportivos, shopping centers, entre muitos outros empreendimentos de proporções extensas. O motivo é a durabilidade e a resistência da manta, que permanece instalada até o fim dos trabalhos, evitando danos às superfícies acabadas, aumentando assim a produtividade da obra.

O conceito que pauta a inovação da companhia surge em pequenos detalhes ou em grandes investimentos. Mas o impacto positivo trazido à vida das pessoas certamente fizeram a diferença nestes anos de dedicação. 

Outro produto que marcou a trajetória da empresa foi o lançamento do Promasafe, em 2020. Em meio à crise sanitária mundial, a Promaflex desenvolveu um filme de proteção com ação antimicrobiana, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Food and Drug Administration (FDA) contra o coronavírus. O produto chegou como o único no mundo que oferece proteção de superfícies de contato de alto tráfego.

Inovar, Produzir e Conservar 

Das primeiras décadas de atuação até hoje, a Promaflex ganhou projeções internacionais, tornando-se uma das maiores e mais destacadas nessa categoria em toda a América Latina, com grandes volumes de produção voltados à exportação para vários países. Sua reputação é reconhecida pelos produtos que mudaram a rotina da indústria e da construção civil, tendo a inovação como parte de seu DNA. 

Mas, para a empresa, não basta melhorar vidas, o meio ambiente também requer atenção. Faz parte da política da Promaflex que toda a criação seja amparada pela sustentabilidade, com produtos 100% recicláveis em todas as etapas de fabricação. Soma-se a eles projetos importantes, como o Resíduo Zero, em que é feito o reaproveitamento de todas as aparas da linha de produção, assim como o uso de resina verde na fabricação de filmes.  

Aproveitar de forma inteligente os recursos já em uso em todo o processo produtivo, certamente será primordial para o alcance de resultados positivos. A tecnologia usada para simplificar etapas, reduzir custos, tempo e desperdícios, sem dúvida, é o ingrediente para tornar os processos eficientes. 

Para construir soluções inovadoras, no entanto, é preciso maturidade de gestão e empenho associado à busca de novos talentos em consonância com o perfil inovador da empresa. “Um único produto não garante o sucesso no mercado, pois os concorrentes estão frequentemente copiando e evoluindo. Temos de constantemente criar para estar à frente”, complementa Marcos Velletri, sócio-fundador da Promaflex. 

Por isso, na Promaflex, a cultura da inovação constantemente é alimentada pelo aprimoramento de equipes. Uma ampla rede de conhecimento interno propicia isso, com reuniões e encontros permanentes envolvendo todos os gestores e comitês de qualidade. Além de desenvolver produtos, os mentores da criação ainda levam insights para toda a companhia. 

Para a companhia, o importante é o comprometimento dos profissionais, visto que criatividade muitas vezes demanda decisões corajosas. Afinal, o mundo está mudando, e a Promaflex com sua expertise de 33 anos de mercado segue firme no propósito de criar soluções para transformar vidas e negócios. 

Autor: Juliana Deotti Carvalho

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil