Promaflex | Grupo Velletri

A PROMAFLEX É A MAIOR EMPRESA DE FILMES DE PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIE DA AMÉRICA LATINA

A Empresa

Fundada em 1988, a Promaflex atua no mercado de filmes para proteção de superfície e fitas adesivas, constando desde o início entre as maiores empresas da América Latina no setor. Pertencente ao Grupo Velletri, um sólido grupo empresarial, fundado em 1973 e voltado para a construção civil, sua planta industrial está localizada na cidade de Taboão da Serra, São Paulo, Brasil.

Promaflex tem sua origem baseada em uma joint venture entre uma empresa multinacional do ramo de filmes plásticos e um grupo brasileiro. Certificada com ISO 9001 desde 1998 cresceu diversificando as aplicações de filmes protetivos para fórmica, laminados plásticos e metálicos, alumínio, chapas pré-pintadas, vidros, carpetes e, com o desenvolvimento de uma unidade exclusiva para a aplicação de adesivo de borracha, foi possível proteger também toda a linha de aço inoxidável e compostos de alumínio.

Desenvolveu durante todos esses anos estreita parceria comercial com as maiores e mais conceituadas empresas nacionais e multinacionais da área, garantindo, dessa forma, acesso à tecnologia de ponta no desenvolvimento de seus produtos e tornando-se um player internacional com grandes volumes voltados à exportação e constantes inovações para o mercado interno.

Linha do Tempo

1988
1990
1992
1993
1994
1996
1998
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2015
2016
2017
2018
2019

1988

União de dois grupos empresariais de países diferentes, com mais de 15 anos de existência consolidam o acordo de abertura de mercado para os filmes de proteção no Brasil;
Início dos testes na fábrica em São Paulo, utilizando as maquinas recém chegadas da fábrica da Argentina;
As operações eram exclusivamente de adesivação, rebobinamento e corte dos filmes de proteção;

Surge assim a primeira fabricante de filmes de proteção do Brasil,
inicia-se um novo mercado ainda desconhecido para as indústrias brasileiras.

1990

Os filmes de proteção tornam-se conhecidos no nicho de proteção de chapas e o pequeno galpão começa a ficar pequeno;
As vendas se multiplicaram rapidamente;

1992

 

Compra do terreno para a construção da planta fabril em Taboão da Serra, SP.

1993

Conclusão da fábrica e início das operações na planta do Taboão da Serra, SP – Sede até hoje da fábrica;
Representação com exclusividade da Lohmann da Alemanha, para a linha de fitas adesivas.

1994

Inicio de Extrusão de filmes com a compra de máquina extrusora Alemã Reifenhauser;

1996

Mais uma máquina de processo final foi comprada – Troqueladora 01 para atender os mercados de peças plásticas em menores tamanhos.

1998

1998 foi um ano muito marcante para a Promaflex, com muitos acontecimentos importantes:
– Ampliação da fábrica em Taboão da Serra com novo galpão para estocagem;
– Representação com exclusividade no Brasil dos produtos Tesa da Alemanha; consolidação da marca TESA no território nacional;
– Certificação ISO 9000 – estávamos entre as primeiras empresas brasileiras com certificação de qualidade ISO;

2000

Iniciam-se exportações para Estados Unidos, Inglaterra, Chile ,  Uruguai e Argentina .

2001

Segunda linha de adesivação com 2100 mm de largura, com essa tecnologia mais chapas receberam os filmes Promaflex de proteção.

2002

Aquisição de 15% das ações da uma companhia Alemã, em busca de mais tecnologia para os filmes. Os clientes começam a solicitar as suas marcas nos filmes, os filmes de proteção além de proteger ganham uma nova função, fixação de marca. Promaflex adquire uma nova máquina – Flexografia para impressão dos filmes. Também nesse ano que por uma solicitação do nicho de fraldas descartáveis, foi feito um investimento e construímos na própria fábrica a máquina que filmes em zig-zag;

2003

Acesso à tecnologia alemã de fabricação de adesivos de borracha.

2004

Projeto de uma nova unidade de fabricação e aplicação de filme à base borracha.

2005

Construção unidade anti-explosão para fabricação e adesivação em adesivo base borracha – Com essa nova unidade também foram construídas:

Unidade de reaproveitamento do solvente

Máquina de aplicação de adesivo, Coater 4.

2006

A Troqueladora 01 não aguenta o aumento no volume de filmes picotados/cortados em vários formatos e pede uma colega de trabalho – Troqueladora 2

2007

Chega a tão esperada COEXTRUSORA Italiana para produção de filmes multicamadas com 2100mm de largura;

2008

Se consolida no mercado O Primeiro fabricante nacional de filme multicamadas para proteção de superfície.

2009

Novo mercado se abre com o trabalho da equipe Promaflex, surge a primeira proteção de piso – PROMAPISO – para o mercado de construção civil e assim novas aplicações para as soluções existentes. Os filmes de proteção de superfície invadem as OBRAS. A Promaflex desenvolve um novo nicho de mercado – Proteção para a Construção Civil;
Novo espaço de expedição com Estoque vertical para armazenamento de matéria-prima e produto acabado.

2010

Compra de 2 extrusoras Reifenhauser com 2100 mm e tecnologia de ponta para aumentar a produção de filmes virgem;

2011

Entra em produção uma nova adesivadora, montada na nossa planta, com tecnologia embarcada, trocas automáticas e alta velocidade de produção, até 350 metros por minuto. Com o uso da experiencia anterior adaptamos a Coater 3 para trocas automáticas.

Compra de extrusora de espuma para fabricação de até 2100 mm de largura, o Promapiso não depende mais da espuma de outras fabricas.

2012

Inicia-se o projeto da Unidade de Reciclagem – estruturação rumo ao resíduo zero.

2013

Os sócios brasileiros assumem o controle da Promaflex, deixando as operações separadas;
Inauguração da segunda fábrica em Taboão da Serra – focada nos produtos para a construção civil.

2015

Ampliam-se as linhas de produção para construção civil;
A unidade de reciclagem roda com 100% dos resíduos reciclados;
Aumento da Frota Própria com a aquisição de novos caminhões.

2016

Patentes de novos produtos;
É inaugurada a extrusion coating na fábrica 2.

2017

Inaugurada Sala de Inovação;
Up Grade logístico, aquisição de empilhadeiras e carrinho paleteira (elétricos), para melhorar o armazenamento e movimentação dos materiais;
Exportações para novos países, Paraguai , Bolívia e México entram no portfólio de exportação.

2018

Entrada da empresa no segmento de varejo, com materiais advindos da sala de Inovação;
Presença dos produtos PROMAFLEX nos HOME CENTERS Brasil.

2019

Novos desafios estão por vir!

Líder de Mercado

Promaflex é líder no segmento de filmes plásticos, pois traz ao mercado uma visão ética e diferenciada, propondo desenvolvimento de produtos para atender às necessidades particulares de seus clientes e não subjugá-los à adequação de materiais importados de outros mercados, com realidade totalmente diferente da brasileira.

Em constante crescimento, crê que não existe mercado cativo, por isso busca sempre se superar por meio de novos materiais e novas soluções para atender seus clientes da melhor forma. Esse diferencial competitivo tem sido o principal motivo de crescimento da Promaflex.

Atua em diversos mercados, como por exemplo: automobilístico, metal-mecânico, construção civil, embalagens, têxtil, calçadista e de chapas plásticas entroutros.
lider-de-mercado_

Estrutura e Tecnologia

parque industrial da Promaflex é constituído por uma área fabril de 10 mil m2 de terreno com 6 mil m2 de área construída, na Fábrica matriz e mais de 2 mil metros quadrados na Fábrica 2 . Equipada com maquinário de ponta, possui a maior coater do Brasil no segmento, com 2.200 mm de largura útil; uma linha com 1.750 mm de largura com todas as instalações à prova de explosão e com recuperador de solventes; uma máquina coextrusora, com capacidade de produzir filmes de até cinco camadas, além de recém inaugurada coater com capacidade de produção de 300 metros por minuto, uma nova unidade de aplicação de hot melt , diversas laminadoras e rebobinadeiras que agilizam todo nosso processo; também contamos com estoques modernizados de armazenagem vertical.
Optamos por ampliar nossas instalações com o objetivo de atender com mais agilidade o mercado de construção civil; para isso abrimos uma nova fábrica (2) para o processamento dos produtos em manta; ganhamos na qualidade e na eficiência!
Desenvolvemos no ano de 2015 uma CENTRAL DE RECUPERAÇÃO DE APARAS; todo o trabalho de recuperação que era feito por terceiros está sendo feito dentro da empresa.
Nossa equipe técnica é formada por químicos, engenheiros químicos, engenheiros de produção e físicos, que atuam em um laboratório próprio de pesquisa, responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento no instante da produção, com equipamentos eletrônicos (dinamômetro, medidores de coesão, medidores de teor de sólido, estufas, métodos especiais de envelhecimento de produto entre outros).
A Promaflex é a única fabricante de filmes de proteção com o equipamento weather – omiter, para testes de envelhecimento acelerado. Contamos também com o apoio de laboratórios nacionais e internacionais tais como: ITeCons- Coimbra / IPT / Falcão Bauer / Laboratório da UFSCAR – São Carlos.
pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil
Atendimento por Whatsapp